top of page
  • Foto do escritorGibran Numeh

Como melhorar a autoestima?

Atualizado: 9 de mai. de 2023

Aprenda dicas práticas para melhorar a autoestima e construir uma imagem mais positiva sobre você mesmo(a)


Estar satisfeito com quem você é, sentir orgulho das suas qualidades e conquistas, e aceitar com carinho seus defeitos são alguns dos sintomas de quem está preenchido(a) de amor-próprio. Infelizmente, esse não é o caso de todas as pessoas – a maioria, na verdade, está sempre buscando jeitos de melhorar a autoestima e conviver melhor com as próprias características.


Esse é, de fato, um desafio muito grande, sobretudo nos dias de hoje, já que somos bombardeados de exigências internas e externas que alimentam a crença de que nunca somos suficientemente bons em algo.


Confira, a seguir, informações importantes sobre esse assunto que podem ajudar você a ter uma percepção diferente sobre quem você é.


O que é exatamente a autoestima?


Em poucas palavras, podemos entender esse conceito como a imagem e a opinião que cada um tem de si mesmo, formadas a partir de experiências pessoais e do que os outros dizem sobre nós.


Essa construção acontece ao longo da vida e possui uma influência direta nos nossos comportamentos e relacionamentos, uma vez que, quanto mais elevada e positiva ela estiver, mais nos sentiremos seguros para correr atrás daquilo que queremos e manter conexões saudáveis com as pessoas que amamos.


Por isso, podemos dizer que a busca por melhorar a autoestima é um movimento que nos permite viver de forma mais plena e consciente ao nos dar uma base necessária para enfrentar os desafios (pois sabemos que somos capazes) e celebrar os bons momentos (uma vez que temos a certeza de que somos merecedores de todos eles).


Como saber que preciso melhorar a autoestima – e de que forma posso fazer isso?


Preocupações excessivas com as opiniões alheias, falar mal constantemente de si mesmo, ter o costume de diminuir as próprias vitórias e se culpar além do que seria necessário quando algo dá errado são alguns dos alertas de que a sua percepção sobre quem você é está bastante negativa.


Existem muitos caminhos possíveis para melhorar a autoestima e construir uma relação mais fortalecida com nós mesmos. Os mais relevantes incluem:


1. Focar no autoconhecimento, compreendendo seus pontos fortes e fracos, respeitando suas limitações e lembrando que você é único(a) justamente por esse combinado de características que formam a sua pessoa.

2. Ser mais realista em relação às suas expectativas, fazendo planos que estejam de acordo com as suas possibilidades atuais para evitar frustrações constantes e uma sensação de incapacidade.

3. Abandonar a busca pela perfeição, já que esse é um dos hábitos mais destrutivos que podemos cultivar.

4. Ter momentos de autocuidado diários, nos quais você tire alguns minutos para investir naquilo que ama e cuidar do seu corpo e da sua mente com carinho.

5. Fazer uma lista com todas as suas conquistas mais queridas e recorrer a ela sempre que você sentir que não conseguirá superar um novo obstáculo.

6. Estar perto de pessoas que te elevam e valorizam quem você é, sem tentar te mudar.

7. Saber dizer “não” e se priorizar mais.


Além disso, caso você esteja sentindo dificuldades em melhorar a autoestima por conta própria, não hesite em buscar orientação especializada de um psicólogo. Este profissional poderá ajudar você a enxergar os motivos que levam você a ter uma opinião tão ruim sobre si mesmo e outros caminhos possíveis para melhorar essa situação.

14 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page